Separamos 15 dicas incríveis para você deixar a manutenção da sua bicicleta em dia!

imagem mostra mecânico fazendo a manutenção de um bicicleta

Além de ser um meio de transporte saudável e ecológico, andar de bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar e passar tempo com os entes queridos, ao mesmo tempo em que se exercita.

Entretanto, se você quiser manter sua bicicleta em boas condições, limpá-la e armazená-la adequadamente, você precisará dedicar algum tempo e esforço a estas tarefas.

Não é isso que você faz se você gosta de algo? Se você cuida de algo, ele durará mais e será mais seguro para você usar.

Então, prossiga com a leitura e saiba como deixar a manutenção da sua bicicleta em dia adequadamente!

1. Faça uma limpeza regular para conservar sua bicicleta

A princípio manter uma bicicleta limpa é o maior método para prolongar a vida útil de seu veículo.

Usando uma toalha seca, limpe regularmente todos os componentes do dispositivo - uma vez por semana é ótimo.

No caso de um passeio na lama, água salgada (sal marinho) ou chuva, lave os componentes de sua bicicleta com água e sabão, limpe com uma esponja embebida em soluções de limpeza não abrasivas e seque com um pano. Inclusive, uma camada de cera garante que a limpeza durará mais tempo.

2. Manutenção da sua bicicleta em dia: os lubrificantes devem ser usados

Lubrifique as partes móveis de sua bicicleta, incluindo as engrenagens, a corrente e os pedais. Isto ajudará a evitar a oxidação. Isto nunca deve ser feito com querosene, óleo de cozinha, ou qualquer outro solvente (e tome cuidado para não exagerar).

3. Retoque a pintura

A pintura da bicicleta é uma arma importante na luta contra a oxidação. Para evitar ferrugem, pinte assim que descobrir danos, arranhões ou descascamento de locais.

O uso de esmaltes regulares, verniz para unhas ou um primer transparente pode ajudar a evitar danos adicionais se você não conseguir localizar uma cor de tinta que combine com a sua.

4. Manutenção da sua bicicleta: busque realizar ajustes regularmente

Os componentes de sua moto se desgastarão mais rapidamente se você não ajustar regularmente o guidão, as mudanças e o selim, assim como os parafusos que os mantêm no lugar.

5. Leve sua bicicleta até uma oficina para um check-up

Ouça sons estranhos e tremores diferentes ao andar de bicicleta e, se necessário, leve sua bicicleta a uma oficina para realizar consertos ou ajustes.

Durante os primeiros meses, a maioria das novas bicicletas vem com manutenção gratuita em razão da sua garantia. No entanto, mesmo dependendo disso, saiba que manter o funcionamento ideal de seu equipamento e a confiabilidade a longo prazo requer revisões regulares e completas em uma oficina.

6. Manutenção da sua bicicleta: mantenha sua bicicleta em uma área fechada

O armazenamento da bicicleta é tão vital quanto a manutenção e a limpeza.

Por isso, evite áreas expostas às intempéries, como chuva e vento, assim como metais corrosivos, como agentes oxidantes e metais corrosivos.

Outra ideia bacana é pendurar sua bicicleta no teto ou na parede usando ganchos, suportes de bicicleta ou um sistema de roldanas para mantê-la no lugar.

7. Certifique-se de que bicicleta seja sempre mantida seca

Mesmo após um passeio um pouco mais sujo do que o normal, tenha cuidado para secar sua bicicleta adequadamente. Mais rápido do que você imagina, uma bicicleta com água é propensa a enferrujar.

Além disso, mesmo reparando algumas peças, como uma corrente enferrujada, não é particularmente cara, se quebrar no meio de uma pedalada, pode sabotar completamente seu dia e seu tempo livre, sem mencionar o risco a sua saúde.

8. Pressão dos pneus

Se você não tiver uma bomba de bicicleta com você, sua viagem será ainda mais difícil se seu pneu furar.

Você também deve sempre verificar a pressão dos pneus de sua bicicleta antes de montá-la.

Aliás, pressão insuficiente, objetos estranhos perfurando a camada de borracha e até mesmo beliscões de borracha podem fazer com que seu pneu perfure.

Por fim, tudo isso pode ter sido evitado com algumas simples verificações de pressão e inspeção dos pneus.

9. Quando você ouvir um ruído em sua bicicleta, não o ignore.

Qualquer pessoa que possua uma bicicleta com um ruído incomum deve investigar a causa o mais rápido possível. Peças que fazem barulho ao andar de bicicleta são uma indicação de que algo não está correto com o veículo.

Você está simplesmente permitindo que a situação piore ao ignorar o barulho. Se você esperar muito tempo, pode acabar pagando por mais do que apenas uma modificação básica na moto.

Diagnostique o problema assim que você se der conta. Vá até o fundo da questão.

Leve-a a um profissional o mais rápido possível se você não puder consertá-la por conta própria.

10. Não toque nas travas de freio

O número de vezes que você lavou suas mãos hoje não tem nenhuma relação com isso. Você vai ficar com as mãos oleosas (ou mãos cheias de suor).

Óleos essenciais estão sendo produzidos continuamente por sua pele para protegê-la de secar. Inclusive, suas pastilhas de freio podem sofrer se você deixar que estes óleos entram contato com elas.

Você também nunca deve contatar as pastilhas de freio com seus dedos ao trabalhar ou inspecionar seus freios a disco, porque o óleo reduzirá a força de frenagem.

Quando isto ocorre, cada freio pode estar exercendo uma pressão diferente, o que pode levar a um desalinhamento e a um risco maior de falha dos freios. As travas podem ser limpas usando materiais similares usados para limpar automóveis e motocicletas se você tocá-los.

11. As bicicletas devem ser armazenadas verticalmente

Quando se trata de armazenar sua bicicleta para estar de acordo com uma manutenção da sua bicicleta em dia, você deve encontrar uma forma para manter o guidão paralelo ao chão.

A maioria das pessoas assume que encostar sua bicicleta contra a parede é uma boa ideia. O guidão não se partirá ou será danificado, mas será colocado sob muita tensão e precisará ser reparado como resultado.

Ao invés disso, procure um suporte vertical de bicicleta. Também é possível obter um suporte horizontal que o manterá nivelado no chão.

Leia também: Pedalar faz bem? E quais e seus benefícios para a saúde?[lr1] 

12. Manutenção da sua bicicleta: certifique-se de prestar atenção às regulagens da marcha

As marchas de uma bicicleta são um dos elementos mais importantes para se ter cuidado, mas não apenas se você quiser se envolver em esportes ciclísticos mais severos, como ciclismo de montanha ou corridas de descida.

Quando você adquire uma bicicleta nova, você pode perceber que ela não funciona tão bem quanto deveria, porque as marchas não foram ajustadas corretamente.

Há várias bicicletas que não vêm com ajustes de fábrica ou de varejo.

Por isso, quando você adquire uma bicicleta, certifique-se de inspecionar as marchas para ver se elas estão corretamente ajustadas.

Além disso, é fundamental inspecionar seu equipamento após se envolver em atividades extremas para garantir que ele esteja em boas condições de funcionamento.

Manter as marchas de sua bicicleta em bom estado de funcionamento é fundamental, mas você também deve saber como utilizá-las corretamente.

Aliás, boa parte das vezes as pessoas que tem bicicletas com muitas marchas podem ficarem confusas ao usar cada uma.

Por fim, vale destacar que o uso incorreto destas configurações pode causar grandes danos às marchas de sua bicicleta e afetar imediatamente o desempenho de sua bicicleta, além de dificultar seu uso.

13. A manutenção da corrente de sua bicicleta é essencial

Durante o ciclismo, você já ouviu algum som de rachadura vindo da área da corrente? É possível que sua corrente esteja desgastada e causando o problema.

A longo prazo, ignorar esta questão pode levar a uma série de problemas adicionais. É ainda pior se a corrente estiver quebrada! Então, uma simples manutenção preventiva pode acabar custando mais a longo prazo.

14. Manutenção da sua bicicleta: estenda sua atenção também para a suspensão

Os ciclistas de trilhas, em particular, colocam muita tensão na suspensão de suas bicicletas.

Entretanto, todos os ciclistas devem fazer uma inspeção completa do componente regularmente.

Aliás, para saber se é hora de um reparo da bicicleta, basta olhar o guidão para ver se há sinais de desgaste.

15. Os cabos também devem ser verificados

Quando se trata de componentes de bicicletas, os cabos exigem consideração especial. Para mantê-los trabalhando no seu melhor estado, sempre observe seu estado (por exemplo, se eles estão enferrujados)

Obrigado por ler este texto sobre como deixar a manutenção da sua bicicleta em dia.

Espero que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, use a caixa abaixo para deixar seu comentário!

Sobre a loja

A Monareta surgiu a partir de um sonho de infância, o de pedalar todos os dias e se divertir fazendo o que ama. Somos uma empresa composta apaixonados por ciclismo que têm como objetivo proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de compra e atendimento do mercado. Atuamos com as melhores marcas nacionais e internacionais e convidamos você a se juntar a nós para explorar novos caminhos e alcançar a felicidade sobre duas rodas.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

DIEGO LUIS TOGNI COMERCIO DE ACESSORIOS - CNPJ: 35.409.955/0001-81 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade