SRAM a marca que nasceu para competir com a Shimano

Os grupos de componentes SRAM podem ser conhecidos por você. Ao discutir os componentes da bicicleta no Brasil, a Shimano é o nome que vem à mente da grande maioria das pessoas.

A empresa existe há mais de 90 anos, o que pode ter contribuído para a notoriedade da empresa. Hoje, porém, vamos dar uma olhada na SRAM, outro fabricante global de componentes para bicicletas que está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Assim, continue a leitura para conhecer a SRAM a marca que nasceu para competir com a Shimano.

A relação entre a Shimano e a SRAM

As bicicletas se tornaram um mercado muito mais diversificado nas últimas décadas, graças em parte aos desenvolvimentos técnicos e uma série de novos modelos sendo introduzidos.

No setor de duas rodas, Shimano e SRAM são alguns dos indicadores mais importantes para as pessoas que buscam conforto, segurança e qualidade. Os itens são da mais alta qualidade e aparecem em grandes eventos esportivos, como o Tour de France.

 

Shimano

Como produtor de bicicletas e equipamentos de pesca, a Shimano foi formada no Japão em 1921. Produziu também itens de golfe e snowboarding até 2005 e 2008, respectivamente.

As mercadorias da empresa são reconhecidas por seu uso em bicicletas, desde linhas profissionais até linhas de entrada, Após seu início, uma nova linha de câmbios para bicicletas foi introduzida em 1956.

No final dos anos 80, a empresa já havia se estabelecido como um dos principais players no mercado de peças para bicicletas de montanha (MTB).

Além disso, em 1984, introduziu o SIS, um sistema de indexação de engrenagens. O câmbio e a engrenagem em si estão em harmonia com ele. Um sistema de pedal de encaixe foi criado em 1990 pela Shimano, chamado SPD, que podia ser acoplado a sapatos específicos.

Escritórios e patrocínios adicionais foram criados em todo o mundo em nações como Cingapura, Austrália e Indonésia.

 

SRAM

A SRAM foi fundada nos Estados Unidos em 1987 e é uma produtora de peças para bicicletas com base em Chicago. A empresa temo nome dos fundadores Scott, Ray e Sam, e SRAM é a abreviação de seus nomes.

Há uma série de produtos fabricados pela SRAM que são conhecidos na indústria do ciclismo, como o Grip Shift, EAGLE e Double Tap, bem como trens de direção específicos para montanhas e estradas 1111.

Desde sua fundação, a empresa expandiu sua linha de produtos para incluir peças de ciclismo de muita qualidade, incluindo freios SRAM e Avid; choques Truvativ e Quarq; pedais Zipp; e pedais TIME Sport.

Como resultado, a maioria de seus componentes são fabricados e entregues dentro das próprias fábricas da empresa em países como Portugal, Taiwan, China e Estados Unidos (EUA).

Leia também: A pandemia e o boom do ciclismo[lr1] 

 

Patrocínios de eventos

A SRAM fez parceria com organizadores de provas para ajudar a promover o ciclismo através de patrocínios. Um exemplo de corrida de ciclismo é o Amgen Tour da Califórnia; outros incluem o Ironman e o Sea Otter Classic.

Além disso, há competições profissionais de Ironman como o Campeonato Nacional dos EUA, campeonatos europeus e campeonatos mundiais são todos patrocinados pela SRAM.

 

Triatlon

Os triatletas começaram a usar os puxadores de deslocamento SRAM no final dos anos 80 e início dos anos 90. Para os triatletas, o Grip Shift foi um ajuste perfeito devido ao seu propósito de permitir que os cavaleiros se movessem sem tirar as mãos das barras.

Jan Frodeno, Javier Gomez, Marinda Carfrae, Alistair e Jonathan Brownlee, Caroline Steffen e Non Stanford são alguns dos principais triatletas apoiados pela SRAM hoje.

 

Ciclismo feminino

No que diz respeito aos fabricantes de componentes, a SRAM é uma das poucas que tem continuamente priorizado o ciclismo feminino.

A alavanca de mudanças Reach Adjust, WiFLi (uma grande variedade de alternativas de ferramentas para estradas), manivelas Quarq disponíveis em comprimentos de até 162,5 mm e guidão Zipp de 36 cm de largura são todos exemplos de produtos e tecnologia que representam esta dedicação ao amplo espectro de exigências das ciclistas femininas.

O ciclismo profissional feminino é uma causa próxima ao coração da SRAM. Amgen Tour of California Women's SRAM Bike Race Patrocinado pela SRAM CANYON/SRAM Racing, Boels-Dolmans Cycling Team, Twenty20 p/b SHO-AIR, CCC-Liv, e a equipe de ciclismo de ralyy são todos patrocinados pela empresa.

 

Shimano x SRAM: comparação

Vamos começar com as linhas mais básicas de cada marca:

 

Linhas de entrada

Altus é o modelo básico de Shimano, embora já incorpore algumas das inovações mais avançadas da empresa. O Alivio é o sistema mais abrangente para indivíduos que procuram grande poder, e o Acera é extremamente semelhante a ele.

Manivelas duplas e triplas, assim como um cassete de 9 velocidades, são duas de suas características mais notáveis.

A SRAM, por outro lado, aponta que o X3 é uma linha simples que é raramente usada em montanhismo, pois não tem pedividade. As correntes têm sete marchas, e o câmbio traseiro leva cassetes com voltagens de 7v, 8v e 9v. A bicicleta poderia atingir 21 volts com um kit completo.

Antes de tudo, há a série X4, que incorpora a tecnologia Direct Route (o cabo não é por trás e sim por cima). Ela tem 8 velocidades, e o conjunto completo tem 24 marchas disponíveis para que o usuário possa escolher. O X4 não vem com sua própria manivela ou cassete, nem tem uma alavanca de câmbio frontal.

Para concluir, o X5, que possui manivelas de 10v e uma manivela traseira, bem como uma pedivela com um movimento central de 3 e 2 coroas incorporado.

 

Linhas intermediárias

A Deore, a linha intermediária da Shimano, passou por uma transformação significativa, com o cassete Micro Spline 10-51v, que tem muitas características com as linhas SLX e XTR da Shimano, entre outras coisas.

Nas linhas SLX da Shimano, uma das mais reconhecidas da empresa, a tecnologia tem sido traduzida para as linhas inferiores ao longo do tempo. Por causa disso, o grupo possui não apenas tecnologias XT e XTR, mas também 1x12 conjuntos (e até mesmo um 3x10), bem como o cassete 10-51v.

A adição da tecnologia Eagle nos conjuntos NX e GX da SRAM resultou em uma melhoria substancial na qualidade. Entretanto, o conjunto SX Eagle também foi lançado pela marca, deixando a gama de componentes intermediários com três grupos.

Com um cassete 10-52, uma opção de manivela de carbono e outras características que o tornam ainda melhor do que o SLX da Shimano, o GX Eagle é uma alternativa ainda melhor do que seus antecessores.

Por causa disso, o conjunto NX Eagle é comparável ao GX Eagle de Shimano em todos os sentidos, exceto no caso do cassete 11-50, mas fica bem atrás do Deore M6100.

 

Linhas de ponta

O XT e o XTR estão sempre no topo do pacote quando se trata de linhas high-end. Duas variantes eletrônicas, chamadas de Di2, tornam estas máquinas topo de linha da Shimano ainda melhores.

Embora o XTR tenha um acabamento mais agradável, toda a tecnologia (Sil-tec, Multi Release, Instant Release) é a mesma do XT.

Quando se trata de competição internacional, você encontrará o XTR em uso, enquanto a opção mais acessível, mas não menos eficaz, é o XT.

Os maiores produtos da SRAM são a XX1 Eagle e a XO1 Eagle, ambas com um trem de força 112 com um cassete de 10-52 e uma relação de engrenagem de 520 por cento.

Estes são componentes que possuem passadores extremamente eficientes, engrenagens que criam uma grande tensão de corrente, e são extremamente leves.

Embora Shimano tenha usado apenas tons de cinza em suas linhas, a estética das Eagles XO1 e XX1 permite uma gama mais ampla de opções de cores, que o cavaleiro irá apreciar mais.

 

Conclusão

Finalmente, quando todos os desenhos e tecnologia dada pelos componentes discutidos neste artigo forem considerados, você escolherá os produtos Shimano, mas a SRAM se destaca uma vez que seu componente X5 que supera o Alivio.

Os produtos Altus e Acera, por outro lado, são muito superiores às linhas X3 e X4 para aqueles que buscam algo mais rápido e eficiente, especialmente se eles dependem de novas tecnologias a serem lançadas.

Caberá você selecionar o produto que mais o agrada de uma das marcas que falamos, seja por razões tecnológicas ou de confiabilidade. Considere suas alternativas e aproveite seu passeio de bike.

Obrigado por ler. Espero que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, use a caixa abaixo para deixar seu comentário!

Sobre a loja

A Monareta surgiu a partir de um sonho de infância, o de pedalar todos os dias e se divertir fazendo o que ama. Somos uma empresa composta apaixonados por ciclismo que têm como objetivo proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de compra e atendimento do mercado. Atuamos com as melhores marcas nacionais e internacionais e convidamos você a se juntar a nós para explorar novos caminhos e alcançar a felicidade sobre duas rodas.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

DIEGO LUIS TOGNI COMERCIO DE ACESSORIOS - CNPJ: 35.409.955/0001-81 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade